Meu objetivo é poder te auxiliar na sua jornada de autoconhecimento e evolução pessoal. Através da terapia, é possível sair do automático e viver uma vida com mais qualidade. Ofereço um espaço de escuta, cuidado e empatia, para que seja possível ressignificar as suas experiências, dando atenção especial a emoções, pensamentos e comportamentos disfuncionais.
Com o propósito de viver uma vida com mais significado, a terapia irá te ajudar a colocar em palavras o que sente, sendo possível desenvolver habilidades específicas para lidar com problemas e conflitos que nos atravessam no dia-dia.
O que é a Terapia Cognitivo Comportamental?
A Terapia Cognitivo Comportamental, também conhecida como TCC, é uma das abordagens terapêuticas mais utilizadas na atualidade, devido a seu alto índice de eficácia. Por ser baseada em evidências, essa metodologia é altamente comprometida em entregar o melhor resultado possível para seus pacientes, utilizando uma grande variedade de técnicas cognitivas, emocionais e comportamentais. A terapia é orientada em metas e focalizada em problemas e as sessões costumam ser estruturadas e planejadas. Por ser uma abordagem educativa, os pacientes aprendem a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais.
O que é a Terapia do Esquema?
A terapia do Esquema é uma abordagem que se utiliza de conceitos e métodos derivados de outras escolas, inclusive da TCC. Surgiu principalmente para atender pacientes com transtornos de personalidade, que apresentam padrões disfuncionais de longa duração. Essa abordagem enfatiza a importância das primeiras vivências infantis, com destaque para as necessidades emocionais básicas não atendidas.
Uma maior ênfase é dada na utilização de técnicas de imagens, vivenciais e interpessoais. Essas técnicas permitem a abordagem de aspectos emocionais e de mais difícil acesso. É um método excelente para traumas do passado, que impedem o paciente de viver plenamente.
Como sei qual é a melhor abordagem para mim?
O profissional é capaz de avaliar minuciosamente o caso de cada paciente e a partir disso montar um plano de tratamento especializado, de acordo com os seus problemas e demandas terapêuticas. Ao longo do processo, respeita-se a abordagem, mas é possível também fazer adaptações para que o paciente se sinta o mais confortável possível e para que o espaço da terapia seja um ambiente seguro e acolhedor.